.
BIOGRAFIA | DISCOGRAFIA | CRITICAS | FOTOS | VÍDEOS | LINKS | LICIA LUCAS NA RUSSIA | SOLISTA CONVIDADA
 

Em Outubro de 1981, Licia Lucas realizou com grande sucesso sua primeira “tournee” pela antiga União Soviética, convidada pela agência estatal de concertos “ GOSCONCERT” .
Em Maio de 2003, no esplendor das comemorações do 300º aniversário da fundação de São Petersburgo, Licia Lucas voltou à Rússia, como solista convidada da Orquestra do Teatro da Ópera e do Ballet do Conservatório de São Petersburgo, na inauguração do III Festival da Cultura Ibero-Americana, na Sala “Glazunov” do Conservatório Estatal de São Petersburgo “ Rimsky Korsakov”.
Neste mesmo Conservatório de São Petersburgo- primeira escola oficial de música da Rússia, fundado por Anton Rubinstein em 1862- foi onde Tchaikovsky , com 22 anos de idade, ingressou e cursou seus estudos musicais concluindo-os em 1865.
A Sala “ Glazunov” é considerada uma das mais prestigiosas Salas de Concertos da Europa e pelo seu palco passaram grandes nomes como Casals, Rachmaninoff, Glen Gould, Menuhin.

Licia Lucas na Sala Glazunov do Conservatorio de São Petersburgo

Licia Lucas gravou em Maio de 2003 o concerto No. 1 em Si Bemol Menor, Op. 23 de Tchaikovsky e o concerto em Lá Menor Op. 16 de Grieg , com a Orquestra Sinfônica de São Petersburgo da Sociedade Filarmônica de São Petersburgo, sob a regência do Maestro russo Alexander Sladkovsky , gravados na Sala “Glazunov” do histórico Conservatório Estatal de São Petersburgo.
Coincidentemente para esta gravação, Licia Lucas hospedou-se enfrente ao Museu Pushkin e seus ensaios se realizavan pelas tardes nos pianos Steinways da legendária Kapelle Imperial de São Petersburgo.
Na “Noite Branca” de 16 de Maio de 2003, os fogos de artifício comemorando o 300 º aniversário da cidade iluminavam o Teatro Mariinski (Kirov) e a Sala “ Glazunov” onde Licia Lucas tocava os últimos acordes do Concerto No. 1 em Si Bemol Menor, Op. 23 de Tchaikovsky.
Dois anos antes, em Outubro de 2001, Licia tinha recebido consagradora crítica por sua apresentação em Moscou na famosa Sala Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Estatal da Sociedade Filarmônica de Moscou.

Licia Lucas na Grande Sala Tchaikovsky em Moscou

A Revista “ América Latina” , em matéria assinada pela Sra. Natalia Constantinova , destacou:
“Na solene cerimonia de inauguração na Sala P.I. Tchaikovsky veio à cena uma encantadora mulher tão modesta como elegante. Logo que seus dedos tocaram os primeiros acordes, a audiência sentiu que intervinha uma brilhante pianista, capaz de competir com os mais destacados pianistas do mundo...Somente a explosão de aplausos e júbilo pode devolver o mundo para a realidade do acontecido”.

LICIA LUCAS NA GRANDE SALA DA FILARMÔNICA DE SÃO PETERSBURGO
( 17 de Junho de 2004)

Licia Lucas na Grande Sala da Filarmônica de São Petersburgo

A Sociedade Filarmônica de São Petersburgo, a mais antiga Sociedade Filarmônica da Rússia e a primeira da Europa foi fundada em 1802. Na sua história tem grande relevância o feito de ter organizado a estreia mundial da Missa Solemnis de Beethoven em 1824. Hoje em dia os concertos da Sociedade são realizados na Grande Sala da Filarmônica de São Petersburgo, antigo Palácio dos Nobres na Mikhailovskaya Ul. No. 2, a poucos metros da Nevsky Prospekt e do Museu Estatal da Arte Russa.
A Grande Sala da Filarmônica foi construída em 1839 pelo arquiteto P. Jacquot e desenhada por C. Rossi para a Assembléia da Nobreza de São Petersburgo, sendo desde então o centro da vida musical da Rússia.
Para todo grande artista, representa uma honra, um símbolo de prestígio e uma grande responsabilidade se apresentar num dos mais destacados templos da música e como bem definiu Van Cliburn ao falar de sua emoção de “estar no mesmo palco onde já se apresentaram Arthur Friedheim, Anton Rubinstein e o Grande Liszt”. E outros grandes como Clara Schumann, H. Berlioz, R. Wagner, G. Mahler, Anton Rubinstein, C. Debussy, P. Sarasate. Esta mesma Sala foi também palco para grandes regentes como E. Mravinsky, Y. Temirkanov, O. Klemperer, B. Walter, E. Ansermet, E. Kleiber, L. Stowkovsky e grandes solistas como A. Cortot, A. Schnabel, Artur Rubinstein, S. Richter, E. Gilels, A. B. Michelangeli, G. Gould, Y. Menuhin, M. Rostropovich. Tchaikovsky regeu na Grande Sala, a estreia de sua 6 ª Sinfonia ( A Patética), em Outubro de 1893.
O nome da pianista brasileira Licia Lucas se inscreve agora neste seleto grupo de artistas ao ser longamente ovacionada em concerto público na noite do dia 17 de Junho de 2004 na Grande Sala da Filarmônica de São Petersburgo, como solista dos concertos para piano e orquestra de Beethoven No. 3 e Chopin No.2, sob a regência do maestro Gustavo Plis-Sterenberg e a Orquestra Sinfônica Acadêmica de São Petersburgo da Filarmônica de São Petersburgo que tem sede nesta legendária Sala.
Apresentamos no CD, os dois concertos com os mesmos protagonistas, gravados em São Petersburgo entre os dias 15 e 18 de Junho de 2004, tendo como palco a Grande Sala da Filarmônica.

LICIA LUCAS E A ORQUESTRA SINFÔNICA DA RADIO&TV DE MOSCOU
(Outubro de 2011)

                  Licia Lucas na Radio e Televisão de Moscou, gravando Rachmaninoff

Em outubro de 2011, Licia Lucas voltou a Russia como solista convidada da Orquestra da Rádio e Televisão de Moscou, gravando o Concerto Nº2 para piano e orquestra e a Rapsódia sobre um Tema de Paganini de Rachmaninoff, sob a regência do maestro russo Alexander Soloviev.